20 outubro 2019

LISTA DE EXERCÍCIOS DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL



01. Aponte o erro de colocação pronominal.

A) Quero-lhe bem, meu caro sobrinho!
B) O que me disseram está errado.
C) Me empreste o lápis.
D) Embora o aguardasse, não tinha esperança.
E) Não o vi durante a cerimônia.

02. “Farei-te um bom preço, mas não me fales sobre isso a ninguém.”

Em relação à colocação pronominal, podemos afirmar que:
A) Farei-te está correto.
B) Não me fales está errado.
C) Não me fales é certo, assim como não fales-me.
D) Não há erro de colocação.
E) Farei-te está errado.

03. Assinale a frase com erro de colocação.
A) Assim que o avistamos, fomos a ele.
B) Traga-me aquilo.
C) Roberto, me perdoe.
D) Fá-lo-ás sorrir de novo.
E) Espero que te avisem.

04. Aponte a frase sem erro de colocação.
A) Desejo lhe contar algo.
B) Te maltrataram?
C) Marcos ainda não levantou-se.
D) Levarei-o logo.
E) Tudo agrada-lhe naquela casa.

05. Assinale o uso gramaticalmente correto da colocação pronominal.

A) Não me quiseram avisar ou não o puderam fazer.
B) Nunca dirão-me a verdade!
C) Nos veremos ainda hoje!
D) Saí sem que notassem-me a falta.
E) Não faltar-te-ei com a verdade.


06. Assinale a alternativa que apresenta erro de colocação pronominal
A) Alguém me disse que tu amas novamente.
B) Esvaindo-se em sangue, o criminoso conseguiu pôr-se a salvo.
C) Em se tratando de dificuldades, ele sempre se portava com a maior dignidade possível.
D) Diria-te toda a verdade, se dissesses-me por que te perseguiam.
E) 
Nada nos foi informado sobre a realização dos exames finais.

07. Em que alternativa NÃO há erro na colocação do pronome? 
A) Preciso vê-lo, me disse o rapaz.
B) Este é um trabalho que absorve-se muito.
C) Far-se-á tudo para que se salvem.
D) Não arrepender-se-ia por dizer a verdade.
E) Em pondo-se o sol, os pássaros debandam.

08. Indique a estrutura verbal que CONTRARIA a norma oculta:

A) Ter-me-ão elogiado por meus talentos.
B) Tinha-me lembrado de seus filhos.
C) Teria-me lembrado de seus filhos.
D) Temo-nos esquecido de nossos deveres.
E) Tenho-me alegrado com essas atividades.

09. Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal:                                                                         

A) Amanhã, contar-lhe-ei o grande segredo.
B) Pedimos-lhe um favor e ele não o fez.
C) Ali se vendem relógios.
D) Ninguém dar-se-ia bem naquele trabalho.
E) Prometi-lhe dedicar-me aos estudos.

10. Em qual frase não se cometeu erro de colocação pronominal?
A) Fomos à porta, para que vissem-nos ali.
B) Sei que falaram-lhe de mim.
C) Antônio se atrasou.
D) Já pedes-me isso?
E) Toda aquela correria, por certo, tinha cansado-me.

11. Quanto à colocação pronominal:
I. Eu nunca direi-lhe o que nos aconteceu.
II. Quem convidou-o para a festa ?
III. Não tenho certeza se as cumprimentei.
IV. Pedir-lhe-ei um favor.
A) Todas as frases estão corretas
B) estão corretas as frases I e II
C) estão corretas as frases III e IV
D) somente a frase III está correta
E) todas as frases estão incorretas

12. Assinale a frase com ERRO de colocação pronominal:
A) Tudo me era completamente indiferente.
B) Ela não me deixou concluir a frase.
C) Este casamento não deve realizar-se.
D) Ninguém havia lembrado-me de fazer as.reservas. 
E) Que Deus te acompanhe por toda a vida.

13. "Não dir-te-ei o que agrada-te; direi-te, sim, a verdade!"
A colocação pronominal da frase em questão transgride as regras gramaticais para o uso dos pronomes oblíquos átonos. Tem-se a frase devidamente corrigida na alternativa:
A) "Não direi-te o que agrada-te; direi-te, sim, a verdade!" 

B) "Não dir-te-ei o que agrada-te; te direi, sim, a verdade!"
C) "Não te direi o que te agrada; dir-te-ei, sim, a verdade!"

D) "Não dir-te-ei o que te agrada; dir-te-ei, sim, a verdade!" 
E) "Não te direi o que te agrada; te direi, sim, a verdade!" 

14. Segundo o padrão do português culto, há ERRO quanto à colocação do pronome oblíquo átono em: 
A) Agora se queixavam muito do envolvimento de todos. 
B) Dir-se-ia a verdade se não fosse sob tortura? 
C) Despedimo-nos das pessoas mais importantes do setor.
D) Tinha informado-a do fato antecipadamente.
E) Quem se arrependerá de ter chegado mais cedo? 

15. A substituição do termo em negrito NÃO se fez adequadamente em: 
A) Daremos a ele todas as oportunidades. Dar-lhe-emos todas as oportunidades. 
B) Fizemos o trabalho como você orientou. Fizemo-lo como você orientou. 
C) Acharam os livros muito interessantes. Acharam-nos muito interessantes. 
D) Refaremos a lição porque está errada. Refá-la-emos, porque está errada. 
E) Enviamos cartas a vocês. Enviamos-lhes a vocês.

16. Substituindo os complementos verbais sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente, teríamos a sequência adequada indicada na alternativa:
l. Coloquem as mesas no lugar.
II. Enviamos lembranças a todos. 
III. Refez a tarefa que lhe foi determinada. 

A) I. Coloquem-lhes; II. Enviamos-lhes; III. Refê-la. 
B) I. Coloquem-nas; II. Enviamos-nas; III. Refez-na. 
C) I. Coloquem-nas; II. Enviamo-las; III. Refê-la. 
D) I. Coloquem-las; II. Enviamos-as; III. Refez-a. 
E) I. Coloquem-lhes; II. Enviamos-lhes; III. Refez-lhe

17. Assinale com V a colocação verdadeira e com F a colocação falsa dos pronomes oblíquos átonos, nos períodos abaixo:
(   ) Ele não me havia informado muito bem a respeito da tarefa.
(   ) Talvez a luz contínua e ofuscante tenha afetado-me a visão.
(   ) Ninguém se retirará antes do encerramento da reunião.
(   ) Tudo me parecia bem até que me alertaram do perigo que eu corria.
(   ) Em tratando-se de artes, preferimo-la a qualquer outra atividade.
(   ) Se se soubesse a verdade, não mais me criticariam.

Entre Verdadeiras e Falsas, A sequência correta é:

A) F, F, V, V, V, V
B) V, V, F, F, V, F
C) F, V, F, V, F, V
D) F, V, F, F, V, F
E) V, F, V, V, F, V

18. Assinale a frase perfeita quanto à colocação pronominal. 

A) Dá-me uma posição definitiva sobre o que aflige-te nesse processo. 
B) Tudo mostrava-me o perigo daquela situação. 
C) Não te preocuparei com coisas banais nem dir-te-ei futilidades. 
D) Haviam-na informado de tudo nos mínimos detalhes. 
E) Não tenho certeza se recordam-se ainda das regras gramaticais.

19. “Buscar a racionalização e redução de custos que poderão refletir-se beneficamente sobre os preços futuros.” 

Das alterações processadas na parte sublinhada da passagem acima, aquela em que a colocação do pronome átono contraria a norma gramatical vigente no Brasil é: 

A) que deveriam se refletir 
B) que deveriam ter-se refletido 
C) que estarão-se refletindo 
D) que se deveriam refletir 
E) que se estarão refletindo

20. Há ERRO no emprego do pronome em:

A) Avisamo-lo de que aquilo era perigoso.
B) Respeitá-lo-ei sempre que possível.
C) Vou visitar-lhe na próxima semana.
D) Obedecê-las-ia, se fossem sinceras.
E) Dir-lhe-ei apenas a verdade dos fatos. 

*****************************************************

GABARITO: 1C - 2E - 3C - 4A - 5A - 6D - 7C - 8C - 9D
10C - 11C - 12D - 13C - 14D - 15E - 16C - 17E - 18D - 19C - 20C 

*****************************************************

47 comentários:

  1. Há justificativa sobre a questão 10?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:11 PM

    a alternativa "a" está errada pois a palavra "que" atrai o pronome oblíquo
    a alternativa "b" está errada pois a palavra "que" atrai o pronome oblíquo
    a alternativa "c" está correta, sendo a ênclise ou próclise facultativa pela falta de palavra atrativa e acentuação (vírgula).
    a alternativa "d" está errada pois a palavra "já" atrai o pronome obliquo
    a alternativa "e" está errada pois não se usa ênclise com o verbo no particípio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como não tem palavra atrativa ou nada do tipo, acho que no caso seria correto o uso da ênclise e não próclise como está no gabarito.
      acho que a letra correta seria a alternativa "E".

      Excluir
    2. Cara, também acho. Não há elemento atrativo pra justificar a próclise. Gabarito estranho.

      Excluir
    3. Anônimo11:51 AM

      Quando o verbo não inicia a oração a próclise é opcional.
      Antônio se atrasou ou Antônio atrasou-se, ambas estão corretas.
      Então é a letra D mesmo.

      Excluir
    4. Anônimo11:49 AM

      A ênclise só é usada após ponto final, virgula e junta a verbos no infinitivo impessoal. Se não se apresenta nenhum destes casos, usa-se a próclise ou a mesóclise, depende do caso.

      Excluir
  3. Qual a justificativa para o uso da mesóclise (e não da ênclise) na frase "Amanhã, contar-lhe-ei o grande segredo", do exercício 09?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O verbo está no futuro.

      Excluir
    2. Oi, Duda,

      Note que há uma vírgula antes do verbo, eis o motivo para a mesóclise (Amanhã, contar-lhe-ei o grande segredo).
      Não houvesse a vírgula, seria próclise (Amanhã lhe contarei o grande segredo).

      Um abraço!

      Excluir
  4. Poderia me explicar a questão número 08?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jane,
      Vamos lá!

      Indique a estrutura verbal que CONTRARIA a norma oculta:

      C) Teria-me lembrado de seus filhos.
      deveria ser "ter-me-ia" , verbo no futuro exige mesóclise.

      Excluir
  5. Poderia me explicar uma justificativa para a questão 14 pf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá!

      14. Segundo o padrão do português culto, há ERRO quanto à colocação do pronome oblíquo átono em:

      D) Tinha informado-a do fato antecipadamente.
      Deveria ser "tinha-a informado", verbo no particípio (informado) não aceita ênclise.

      Excluir
  6. Oii, por que na questão numero 4 na sentença "Levarei-o logo" não existe o "o" ali?

    ResponderExcluir
  7. A colocação, no uso formal da língua prescreve "Levá-lo-ei"(Veja: levar+o+ei, onde se retira a letra "r" do verbo e se acrescenta "l" ao pronome "o".)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. poderia me explicar uma justificativa para a 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:57 AM

      O CORRETO SERIA NÃO APENAS UM ÊNCLISE NO "FAREI" MAS SIM UMA MESÓCLISE, JÁ QUE ALÉM DE ESTAR NO COMEÇO DA FRASE ELE TAMBÉM ESTÁ NO FUTURO.

      Excluir
  9. o gabarito ali em cima ta certo?

    ResponderExcluir
  10. Qual a resposta da 1 quero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:00 AM

      Aponte o erro de colocação pronominal.

      A) Quero-lhe bem(CORRETO-COMEÇO DE FRASE COLOCA ÊNCLISE), meu caro sobrinho!
      B) O que me disseram(CORRETO- O "QUE" ATRAI O PRONOME, DEIXANDO-O EM ÊNCLISE)está errado.
      C) Me empreste o lápis.(INCORRETO-NUNCA SE COMEÇA FRASE COM PRONOME OBLÍQUO)
      D) Embora o aguardasse(CORRETO- O ADVÉRBIO "EMBORA" ATRAI O PRONOME), não tinha esperança.
      E) Não o vi durante a cerimônia(INCORRETO- O ADVÉRBIO DE NEGAÇÃO ATRAI O PRONOME)

      Excluir
    2. Anônimo10:07 AM

      DESCULPE-ME, COMETI DOIS ERROS!!!
      1- NA LETRA "B" ESTÁ CERTA A JUSTIFICATIVA, MAS NO FINAL FALEI ÊNCLISE E ERA PRÓCLISE;
      2-NA LETRA "E" AO INVÉS DE -INCORRETO- SERIA CORRETO/ ERRO DE DIGITAÇÃO.

      Excluir
  11. justificativa da questão 13 por favor

    ResponderExcluir
  12. Anônimo12:16 PM

    alguem pode me explicar a 13 pfvr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:39 AM

      Tem-se a frase devidamente CORRIGIDA na alternativa:
      A) "Não direi-te(ERRADO- O "NÃO" EXIGE PRÓCLISE) o que agrada-te(ERRADO- O "QUE" EXIGE PRÓCLISE); direi-te(ERRADO-COMO ESTÁ NO FUTURO DEVERIA ESTAR EM MESÓCLISE), sim, a verdade!"

      B) "Não dir-te-ei(ERRADO- MESMO ESTANDO NO FUTURO O "NÃO" CONTINUA OBRIGANDO UMA PRÓCLISE) o que agrada-te(ERRADO-"QUE" EXIGE PRÓCLISE); te direi(ERRADO-COMO TEM PONTUAÇÃO E ESTÁ NO FUTURO DEVERIA TER OCORRIDO MESÓCLISE), sim, a verdade!"

      C) "Não te direi(CORRETO-"NÃO" EXIGE PRÓCLISE) o que te agrada(CORRETO- "QUE" EXIGE PRÓCLISE"; dir-te-ei(CORRETO), sim, a verdade!"

      D) "Não dir-te-ei(ERRADO-'NÃO" EXIGE PRÓCLISE) o que te agrada(CORRETO); dir-te-ei(CORRETO), sim, a verdade!"

      E) "Não te direi(CORRETA) o que te agrada(CORRETO); te direi(ERRADO-DEPOIS DE PONTUAÇÃO USA-SE ÊNCLISE), sim, a verdade!"

      Excluir
    2. Muito bem. Obrigada. Vou salvar.

      Excluir
  13. Anônimo10:25 AM

    Alguém poderia explicitar as demais alternativas da questão 19?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4:28 AM

    PESQUEI A PROVA DA CICINHA TODINHA DE PORTUGUES OBRIGADO BB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo o fbi e o interpool esta te caçando foge pra casa do seu siriguejo la vc ficara seguro

      Excluir
  15. Alguém me explica a número 4

    ResponderExcluir
  16. Anônimo12:25 PM

    alguém me explica a 7 letra e?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 07. Em que alternativa NÃO há erro na colocação do pronome?

      E) Em pondo-se o sol, os pássaros debandam. (Esta está errada. Deveria ser Em se pondo o sol, visto que "em" é palavra atrativa.) Observe que a resposta, conforme gabarito, é a letra C.

      Excluir
  17. Anônimo8:27 AM

    alguem poderia explicar o gabarito da 4? por favor

    ResponderExcluir
  18. Qual é a justificativa da D da 9?

    ResponderExcluir
  19. A questão 12 tem duas respostas... Acredito que a alternativa c também esteja errada! O "não" atrai o pronome, ou seja, deveria ser "Este casamento não deve se realizar".

    ResponderExcluir
  20. Farei te um bom preço mas não me fales sobre isso a ninguém me der a resposta crt por favor

    ResponderExcluir
  21. Boa noite. Gostaria de que vcs comentassem as respostas. Todas elas, que não fossem só as listasletras. Aprendemos.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo4:39 PM

    Alguém me explica o número 6

    ResponderExcluir
  23. Algm poderia justificar a 14?? por que as alternativa a,b,c,e estão correta e a d não?

    ResponderExcluir
  24. Tem explicaçao pra questao 5?

    ResponderExcluir

FIM DA JORNADA!!