04 agosto 2015

20 EXERCÍCIOS - TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO

EXERCÍCIOS GERAIS

01 - A análise sintática é definida pela relação que se estabelece entre palavras ou grupos de palavras dentro de um contexto. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando a correta classificação dos termos destacados. A seguir, assinale a alternativa CORRETA:
1. Objeto direto preposicionado
2. Objeto indireto
3. Complemento nominal
4. Agente da passiva
(    ) “ A geração passada é sempre criticada pela próxima.”
(    ) “ Para muitos a casa própria é a realização de um sonho.”
(    ) “ A violência é um mal que atinge a todos.”
(    ) “... Aponte-me um indivíduo que não necessite de carinho.”
A) 3, 4, 2, 1
B) 1, 3, 2, 4
C) 2, 1, 4, 3
D) 4, 3, 1, 2
E) 4, 2, 3, 1

02. Em: As ruas foram lavadas pela chuva / Tinha grande amor à humanidade / Ele é carente de virtudes. Os termos destacados são, respectivamente:
A) complemento nominal, agente da passiva, complemento nominal
B), agente da passiva, complemento nominal, objeto indireto
C) objeto indireto, objeto direto preposicionado, objeto indireto
D) agente da passiva, complemento nominal, complemento nominal
E) objeto direto, objeto indireto, complemento nominal

03. Marque V para Verdadeiro e F para falso conforme a função correspondente ao termo em destaque:
(  ) Comer demais traz malefícios à saúde.
(complemento nominal)
(  ) Jamais me esquecerei de ti.
(objeto indireto )
(  ) Ele foi cercado de amigos sinceros.
(complemento nominal)
(  ) Não tens interesse pelos estudos.
(agente da passiva)
(  ) Ele simpatizava com todos a sua volta.
(objeto indireto)

04. Em todas as alternativas abaixo, há objeto direto preposicionado, exceto em:
A) Acho que ela não se referia a ninguém em especial.
B) Marta namora a qualquer um que lhe dê atenção.
C) Para sair com a turma o diretor escolheu a nós.
D) Ofenderam a mim e não a ele.
E) O professor elogiou a todos.

05. O agente da passiva foi corretamente destacado em todas as opções, exceto em:
A) O presídio tinha sido cercado pelos soldados.
B) Ela é autorizada pela organizadora festa.
C) O time foi derrotado para desespero da torcida.
D) O mestre foi homenageado pelos alunos.
E) A casa foi destruída pela inundação.

06. Assinale a frase em que o objeto direto é pleonástico:
A) A borboleta negra, encontrei à noite.
B) Eu a sacudi de novo.
C) Fiquei a olhar o cadáver com simpatia.
D) Um golpe de toalha rematou a aventura.
E) O retrato de meu pai, vi-o próximo à janela.

07. "A recordação da cena fere-me a alma até hoje". Os termos em destaque são:
A) objeto indireto – objeto indireto;
B) complemento nominal – objeto direto;
C) objeto indireto – objeto direto;
D) complemento nominal – objeto indireto;
E) agente da passiva – objeto indireto.

08. Dentre as opções abaixo assinale aquela em que há objeto direto preposicionado:
A) Passou aos filhos a herança recebida dos pais;
B) Amou a seu pai, com a mais plena grandeza da alma;
C) Não devo nada a ninguém.
D) Naquele tempo era muito fácil viajar para o Exterior.
E) Em dias ensolarados, gosto de ver nuvens flutuarem nos céus de agosto.

09. Assinale a alternativa em que o termo grifado é complemento nominal:
A) A enchente alagou a cidade.
B) Precisamos de mais informações.
C) A resposta ao aluno não foi convincente.
D) O professor não quis responder ao aluno.
E) Muitos caminhos foram abertos pelos bandeirantes.

10. Na oração “Não foi aceita por mim a recompensa oferecida”, os termos “por mim” e “recompensa oferecida” são, respectivamente:
A) objeto indireto e agente da passiva.
B) agente da passiva e sujeito.
C) adjunto adverbial e objeto direto.
D) objeto direto e sujeito
E) adjunto adverbial e sujeito.

11. Assinale a alternativa correspondente ao período onde há predicativo do sujeito:
A) Como o povo anda tristonho!
B) Agradou ao chefe o novo funcionário.
C) Ele nos garantiu que viria em breve.
D) No Rio, não faltam diversões.
E) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação.

12. Em "Usando do direito que lhe confere a Constituição", as palavras sublinhadas exercem a função, respectivamente, de:
A) objeto direto e objeto direto
B) sujeito e objeto indireto
C) objeto indireto e sujeito
D) sujeito e sujeito
E) objeto direto e objeto indireto

13. . "Não faças a outrem o que não queres que te façam." Na oração "não faças a outrem ", a expressão sublinhada é:
A) objeto indireto
B) objeto direto preposicionado
C) sujeito da passiva
D) adjunto adverbial de modo
E) predicativo do sujeito

14. . Na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Assinale a alternativa cuja oração não está em voz passiva:
A) Sua mente será ampliada pela leitura.
B) Ele foi transformado pela fé.
C) Abel foi morto por Caim.
D) Todos têm simpatia pelo professor.
E) A população seria protegida pela força policial.

15. Analise o pronome oblíquo nas orações e marque a sequência adequada: ( D ) para objeto direto ( I ) para objeto indireto
1. (  ) Emprestei-lhe o dinheiro.
2. (  ) Espero-o na estação.
3. (  ) Não nos viram na estação.
4. (  ) Isto nos pertence.
5. (  ) Eles me convidaram para festa.
A). I, D, D, I, D
B). I, D, I, D, I
C). D, D, D, I, I
D). I, I, D, D, D
E). D, I, D, I , D

16. No trecho que segue: “Se você ama alguém, deixe-o livre. Se ele voltar, é seu. Se não, nunca foi.” o termo sublinhado corresponde a um:
A) predicativo do sujeito
B) adjunto adnominal
C) predicativo do objeto
D) complemento nominal
E) objeto direto

17. Assinale a frase em que ocorre objeto direto preposicionado:
A) Ainda não respondi à carta de Beatriz.
B) Muitos encontram a paz servindo o próximo.
C) Quem resiste a seus encantos?
D) Não se prenda a minúcias.
E) Será que as barbas longas honram mais a quem as cultiva?

18. Assinale a alternativa cujo objeto não é pleonástico:
A) A casa, nós já reformamos.
B) Seus cavalos, ela os montava com frequência.
C) A mim, quem pode me ajudar?
D) O carro, já o revisamos.
E) A ele, não lhe devo nada.

19. Assinale a alternativa em que a expressão grifada tem a função de complemento nominal:
A) A curiosidade do homem incentivava-o à pesquisa.
B) A cidade de Londres merece ser conhecida por todos.
C) O respeito ao próximo é dever de todos.
D) O pobre homem mendigava pela cidade.
E) O receio de errar, normalmente, dificulta o aprendizado das línguas.

20. Assinale a frase que contém agente da passiva:
A) Fiquei ouvindo aquilo por longo tempo.
B) Dei cinco reais pelo cachorrinho.
C) As colheitas foram levadas pela chuva.
D) Sempre saía a esmo pelos caminhos.
E) Agrada–me por todas as formas. 

************************************* 


GABARITO:01- D - 02-D - 03-V-V-F-F-V 

                       04- A - 05- C - 06- E - 07-D - 08- B  
                       09 - C - 10-B -11-A- 12-E - 13-A 
                       14-D - 15-A - 16-C - 17- E- 18-A 
                       19-C - 20- C.

34 comentários:

  1. Professor, a questão de número 19, poderias explicar as alternativas a, b e c.
    Obrigada,
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alternativa A é Complemento Nominal, pois, está completando o sentido do substantivo curiosidade. Alternativa B adjunto adverbial de Lugar, Alternativa C Complemento Nominal

      Excluir
  2. Professor, a questão de número 19, poderias explicar as alternativas a, b e c.
    Obrigada,
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:52 AM

    Letra A e B... adjunto adnominal (curiosidade humana/cidade londrina)
    Letra C.. complemento nominal ( é "o que?" dever- objeto direto/ dever " ao próximo" responde ao substantivo dever, portanto complemento nominal)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:22 PM

    Professor, vc poderia explicar porque na questão 17 a alternativa correta não é a "a"?

    ResponderExcluir
  5. O objeto direto preposicionado não exige a preposição, na letra A da 17ª questão a preposição é obrigatória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, ainda continuo com dúvida, pode me ajudar? Qual seria a crase da alternativa E? "A quem..."? A crase não vem sempre acompanhada por acento grave? Não consegui entender. Se puderem me ajudar... desde já, grata!

      Excluir
  6. Gabarito da questão 12 está errada, o gabarito certo é alternativa "E".

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde
    Professor eu tenho uma dúvida na questão 7 está marcando letra "D" mas eu penso que o verbo ferir é transitivo direto, portanto, não seria objeto direto o pronome "me"? se for a alternativa correta seria "B". Tem como você verificar e tira-me essa dúvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Maurício Palmeira3:27 PM
      Salve, amigo!
      O verbo ferir, assim como muitos outros, será transitivo (direto ou indireto) ou intransitivo, conforme a oração em que está sendo empregado.
      Veja:
      Paulo feriu o braço na queda. ( feriu o quê?) transitivo direto.
      Mas: Paulo feriu-me os sentimentos.( feriu a quem?/ feriu o quê?) transitivo direto e indireto.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Professor, me chamo Gerardo Álex. Sobre a questão 7, não o "ME" não poderia ser considerado adjunto adnominal? Pois dá uma ideia de "Posse" ... Como o "lhe" deste exemplo: "Tocou-lhe o ombro"

      Excluir
    3. Olá, Geraldo,

      De fato a questão que você aponta é sutil. Mas veja:
      Quem toca, toca algo ou alguém. (Será sempre um verbo trans. direto)
      Já quem feri pode, em uma das acepções, ferir algo a alguém (ou seja, feri "a alma" "a mim".
      Mas creio que, assim como muitos outros que estudam gramática, é mais sensato ( dada a dupla possibilidade de interpretação nesse caso) classificar o "me" tanto quanto objeto indireto quanto adjunto adnominal).
      Resumindo a fatura, Caro Geraldo,
      O exercício está certo e você também!

      Um abraço!

      Excluir
  8. Professor, Boa noite, porque que no número 16 e letra c e não poderia ser E ? Estou com essa dúvida, obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No trecho que segue: “Se você ama alguém, deixe-o LIVRE. Se ele voltar, é seu. Se não, nunca foi.”
      O termo LIVRE corresponde a um predicativo do objeto porque é uma característica do objeto "O" em deixe-O. (Note que esse pronome "o" significa "ele")

      Excluir
  9. Bom dia. Me chamo Luiz Alberto. Poeria me esclarecer a sequencia eleita no exercício 15? Tenho dúvidas quanto a escolha, por conta da regência e desinência de alguns verbos. Na oração 1 por exemplo: Emprestei-lhe o dinheiro.Quem empresta , empresta algo para alguém, certo? Organizando a oração ficaria: Emprestei o dinheiro para josé. Emprestei - lhe 500 reais. Certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz,
      Vamos ver se consigo sanar sua dúvida:
      1. ( ) Emprestei-lhe o dinheiro. ( Emprestei o quê? "o dinheiro=objeto direto" / Emprestei a quem? "lhe", ou seja, a ele=objeto indireto)
      2. ( ) Espero-o na estação.( Espero quem? Espero-o (o=ele) objeto direto)
      3. ( ) Não nos viram na estação. (Viram quem? "nos= objeto direto")
      4. ( ) Isto nos pertence.(Pertence a quem? "nos"=objeto indireto
      5. ( ) Eles me convidaram para festa. (Convidaram quem? "me=objeto direto")

      Note que o objeto é classificado com base na pergunta feita após o verbo. Assim verbo transitivo direto e consequentemente o objeto direto não pede preposição; enquanto o verbo transitivo indireto e consequentemente o objeto indireto pede preposição.

      Um abraço!

      Excluir
  10. Parabéns pelo trabalho, gratuito e eficiente, me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O reconhecimento gratuito já é um ótimo pagamento!
      Um abraço!

      Excluir
  11. Anônimo12:47 PM

    15/20 e vocês?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7:29 AM

    Professor, poderia me explicar a questão 4?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7:20 AM

    professor, por que a questao 6 é a E como correta? fiquei perdida, pois pensei que seria a A...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7:22 AM

      ah nao, no meu exercício que as alternativas estao diferentes mesmo, desculpe!

      Excluir
  14. Poderia explicar-me a questão 4?

    ResponderExcluir
  15. explica a questão 4.

    ResponderExcluir
  16. Na questão 3, em "ele simpatizava com todos a sua volta " o correto não seria se o complemento verbal fosse objeto direto? Já que o objeto apresenta pronome "todos" preposicionado.

    ResponderExcluir

FIM DA JORNADA!!